Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Faça sua própria guirlanda


Material necessário:


- 2 tampas de papelão (as melhores são aquelas de caixas de pizzas)
- Diversos tipos de grãos, sementes e cascas secas (o que você tiver em casa)
- Canudos feitos de jornal enrolado
- 1 pedaço de espuma floral de 3cm de altura
- 1 pedaço de tubo de PVC de mais ou menos 3 cm de diâmetro
- Tinta látex solúvel em água, na cor de sua preferência
- Betume
- Cola branca
- Pistola de cola quente
- Pincéis
- Alicate de bico
- Prendedores de roupa
- 1 prato raso comum
- 1 prato de sobremesa, para servir de molde
- 1 pedaço de estopa



Passo-a-passo:



Comece riscando o papelão. Primeiro com prato grande e depois com o prato de sobremesa. Centralize e risque. Recorte o papelão. Primeiro a parte de fora e depois a de dentro. Para facilitar, faça um furo no centro. Depois recorte. Faça o mesmo com a segunda tampa de papelão. Está pronta a base da guirlanda. Passe cola e fixe um sobre o outro para que a base da guirlanda tenha mais sustentação.
Aperte os moldes, com a ajuda dos prendedores de roupa e deixe secar por meia hora. Faça uma trança usando os canudos de jornal. Separe nove canudos e divida em grupos de 3. Una os três com um pouco de cola na ponta. Prenda com o prendedor e comece a trançar. Pegue os 3 primeiros e passe para o meio e depois os 3 de fora. Passe pelo meio. Depois, volte formando a trança. Se você quiser, pode usar os prendedores para ajudar na fixação.
Arremate as pontas com cola. Faça mais tranças, até completar o tamanho da base da guirlanda. Vá passando cola e fixando as tranças de canudo, até cobrir toda a base. Prenda com os prendedores e deixe secar por duas horas. Depois, pinte, usando a tinta látex, diluída em um pouco de água. Vá passando com calma, preenchendo todos os espaços e dobrinhas do papel.
Depois de terminar a pintura, vem o betume. É bom usar uma luva ou um saquinho plástico, para proteger a mão. Dê uma demão de betume, com bastante cuidado. A cada trecho terminado, retire o excesso com a estopa, sempre dando umas batidinhas, para dar uma textura diferente à peça. Deixe secar por duas horas.
Agora vem a decoração. Primeiro, faça a base das flores decorativas. Pegue o tubo de PVC e aperte firme no pedaço de espuma. Retire as esferas. Nesta base é que vão ser montadas as flores de diversos tipos de sementes e cascas. Comece com a cola quente e uma semente. Pode usar qualquer semente grande. Segure firme, até colar bem.
Cole as cascas formando as pétalas da flor. Para formar o centro da flor, fixe cravos da índia no meio. Utilize o alicate, para ter mais firmeza e não queimar as mãos. Cole as casquinhas em toda a volta da base. Para variar as flores, use diferentes tipos de cascas e sementes, como feijão com casca de laranja, grão de bico com alecrim seco, canela com flores, pó de guaraná com galhos, dentre muitas outras combinações. Depois, cole as flores na guirlanda, uma a uma, intercalando com raminhos ou folhas secas, até cobrir toda a volta. Está pronta a guirlanda. O efeito final é muito bonito.

0 comentários:

Postar um comentário

Os melhores ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sarameialonga Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino