Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Meia Hora de Risadas



“Polícia dá sacode e mete em cana safado que tava tocando o terror. O pilantra tentou fugir pro estrangeiro, mas vai ficar malocado no xilindró”. Até parece papo de botequim, mas essa frase pode ser facilmente encontrada em muitas bancasde jornal do Brasil. O que no início gerava espanto, já faz parte do dia a dia de muita gente. Afinal, o que seriam dos leitores de manchetes se não estivesse lá, em meio a tantas outras, a capa do jornal Meia Hora?
Tudo começou com uma grande dúvida: como fazer um jornal popular de pequena circulação se destacar entre tantos outros já consolidados no mercado editorial brasileiro? A resposta veio em forma de criatividadeousadia e doses desensacionalismo. Lançado em setembro de 2005, a tiragem inicial do Meia Hora era de 50 mil exemplares por dia e a edição custava apenas 50 centavos. O conteúdo se mantém o mesmo desde então, focando normalmente nos assuntos futebol (com uma visão apaixonada e um tanto parcial), mulheres (com leve predominância das frutas),celebridades (privilegiando sempre os fatos mais escabrosos de suas vidas) e crimes (os mais sangrentos e inusitados, de preferência).
Com três meses de circulação, o pequeno jornal conseguiu triplicar sua tiragem. Hoje, em tempos de internet e queda nas vendas dos periódicos, aproxima-se dos 250 mil exemplares diários, conquistando a medalha de bronze do jornalismo carioca, ficando atrás apenas de O Globo e do Extra, ambos pertencentes às Organizações Globo. O Meia Hora faz parte do grupo O Dia, do qual também fazem parte o jornal de mesmo nome, uma rádio FM, um portal na internet e uma agência de notícias. Fato mais do que louvável, o jornal conseguiu sobreviver fora do monopólio da Globo fazendo graça.
Nada passa batido pela equipe de redatores do Meia Hora. Seja a prisão de algum traficante de nome diferente, como oBatman, que “fugiu voando de Bangu 8”, ou quando Saddam Hussein morreu “com a corda no pescoço”.  A opção por um vocabulário descontraído levanta uma questão: a forma de abordagem do jornal atrapalha o entendimento das notícias? A resposta pode ser vista na prática e está na ponta da língua de muita gente: claro que não! Muito pelo contrário, o Meia Hora consegue a façanha de levar um pouco mais de informação para um público normalmente desinteressado por esse meio de comunicação.
Agora, nada melhor do que dar uma conferida (e garantir boas risadas) em algumas capas, que já se tornaram clássicos da cultura moderna:

Quer ver mais? Clique aqui. Agora já sabem que de manhã é hora de ir na banca conferir a capa do Meia Hora.






Chicorei

0 comentários:

Postar um comentário

Os melhores ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sarameialonga Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino