Mais cinco países selecionaram seus candidatos para a disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro. 'Aftershock', de Feng Xiaogang, drama sobre o terremoto em Tangchan, em 1976, foi escolhido pela comissão do governo chinês. Com mais de US$ 100 milhões em bilheteria, o filme já é o maior sucesso de todos os tempos no país. |
Na Índia, o filme escolhido foi 'Peepli Live', com direção de Aamir Khan, que tem como tema a divisão social entre a porção urbana e rural do país.
Já a República Tcheca candidatou 'Kawasaki Rose', de Jan Hrebejk, que retrata o legado do antigo regime comunista no país.
A Tailândia confirmou 'Tio Boonmee', que pode recordar suas vidas passadas, de Apichatpong Weerasethakul, ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.
Por fim, o México escolheu o longa 'Biutiful', do premiado diretor Alejandro González Iñarritu, de 'Babel'. O filme é protagonizado por Javier Bardem e Acompanha um homem em decadência.
No Brasil, apenas 'Tio Boonmee' já tem distribuição garantida, pela Filmes da Mostra.
'Lula, o Filho do Brasil' foi o filme escolhido pela comissão formada por membros da Academia Brasileira de Cinema para representar nosso país.
Os nomes dos candidatos às estatuetas serão divulgados em 25 de janeiro de 2011, e a festa de premiação será realizada em Los Angeles no dia 27 de fevereiro de 2011.
A 83ª edição da premiação acontecerá, mais uma vez, no teatro Kodak.
0 comentários:
Postar um comentário